sábado, 25 de agosto de 2012

"Bloem": a capital florida da África do Sul


No centro do país da Copa, há uma cidade-sede famosa pelo seu cenário de roseiras. Bloemfontein é um grande jardim, e essa particularidade faz acontecer, em outubro, um festival importantíssimo que reúne gente de todo o mundo que chega à cidade apenas para expor seus modelos.
Ela também tem nome grande e pede um apelido! Assim como Joanesburgo é chamada de Joburg, há uma forma mais sucinta de se referir a Bloemfontein... “Bloem”, que significa cidade das flores em afrikaans, uma das línguas mais faladas na região ao lado de zulu, setswana e também sesotho (o que se explica pela proximidade com Lesotho - país que fica ali do lado). Aproveitando a diversidade linguística, em sesotho, Bloem é Mangaung, significado que não tem nenhuma relação com flores, mas com o guepardo, animal da fauna local!
null 
City Hall - Arquivo África do Sul

Fundada em 1846, a cidade-sede, que receberá cinco jogos durante a Copa do Mundo, é uma das mais importantes do país. Bloemfontein é a capital judiciária da África do Sul, lembrando que são três as capitais do país! Ao Norte, Pretoria ergue o pilar administrativo, ao sul, a Cidade do Cabo revela o Parlamento e no centro, Bloem expõe a sua Corte Suprema! Desta forma, ela não é apenas a sede da Copa, mas a sede do Tribunal e forma o tripé das capitais sul-africanas. Outro orgulho de Bloem (e também da região) é de ser a cidade natal de J.R.R.Tolkein (escritor de Senhor dos Anéis), nascido em 3 de janeiro de 1892.

null 
Ruas de Bloemfontein - Arquivo África do Sul 

Historicamente, Bloem guarda lembranças trágicas, por ter sido um dos principais palcos da Segunda Guerra dos Bôeres (1899), abrigando um campo de concentração inglês que matou crianças e mulheres bôeres (fazendeiros afrikaaners descendentes de alemães, franceses e principalmente holandeses). Em homenagem a elas, foi erguido o Memorial Nacional da Mulheres.
Mas hoje, Bloem - com cerca de 500 mil habitantes - é pacata, tranquila e conhecida dos brasileiros desde o ano passado, quando a cidade foi palco do jogo de estreia da seleção brasileira na Copa das Confederações. Além das flores, há mais riqueza em seu solo... A província de Free State (Estado Livre)é líder sul-africana em biocombustíveis e rica em minérios! A exploração do ouro representa 20% da produção mundial desse precioso metal. Além do ouro, o diamante também enriquece o solo sul-africano. Perto de Bloem, já na província de Northen Cape (a 160 km), encontra-se a maior mina de diamante do mundo: Kimberly, de onde já saíram mais de três toneladas de diamantes!

null 
Kimberley, a maior mina de diamantes do mundo - Arquivo The guide org 

Fonte : http://www.jblog.com.br/africadosul.php?catid=327&blogid=123

Nenhum comentário:

Postar um comentário